O que pode fazer Sasuke reconsiderar?


No início do manga somos apresentados ao sobrevivente do clã Uchiha, o Sasuke. Desde o início ele deixou claro tanto para Naruto, Sakura e Kakashi, quanto para nós leitores, de que faria qualquer coisa para conseguir completar sua vingança: destruir os culpados pelo massacre do clã.

Sim, na época era sabido apenas que Itachi havia cometido tal assassinato, mas hoje, Sasuke sabe que os assassinos vão além de Itachi, e agora, mais firme do que nunca, de suas convicções, Sasuke parte para a sua vingança disposto a pagar qualquer preço para realizá-la.

Passou por cima de Naruto no Vale do Fim, mesmo não quebrando a regra ao qual lhe foi dada - matar o melhor amigo para obter o Mangekyou Sharingan; se livrou de um empecilho para a concretização de sua vingança (Orochimaru); formou seu próprio time e, mesmo que sem a intenção, criou novos laços fazendo estes o lembrarem de seus antigos - o time 7-, Sasuke ainda assim busca incessantemente pela vingança, agora rumo ao Danzou.

Parece que a cada capítulo fica mais difícil de imaginar Naruto e Sasuke se reconciliarem, Sasuke aceitar seus antigos companheiros e, quem sabe, se unirem para derrotar um mal maior.

Não é de se espantar essa teimosia do Sasuke em não aderir à ideologia Narutesca que tantos já aceitaram como Gaara, Sai, Chiyo, Tsunade, Nagato, Neji entre outros. Os temperamentos de Hipócrates descrevem perfeitamente a personalidade do Sasuke:

Colérico - Sasuke é sério, sóbrio, concentrado, reflexivo, raciocinador e decidido. Naruto disse palavras bem fortes para o Uchiha naquela luta do Vale do Fim, e, ainda assim, mesmo o galego mexendo com o coração do Uchiha ( please, sem insinuações yaois e derivados), Sasuke manteve sua determinação.

É arrogante sendo que esta é a característica que dá mais força para Sasuke nunca fracassar em sua determinação; característa essa que muitos dos fãs da série detestam no personagem, afinal, ninguém gosta de gente arrogante, não é mesmo?!

Sasuke é também do tipo não-tonal. Para Sasuke, não são palavras ditas em alto som e ira que irão desconfortá-lo ou inibi-lo. A questão é o conteúdo!

Lembram da famosa frase de Itachi? - Você é fraco? Você sabe por que você é fraco? Porque lhe falta ódio.... Lembram o tom de voz de Itachi? Sereno e linear... mas foi o conteúdo de sua fala que levou Sasuke a estar onde se encontra agora. Ao contrário da despedida com a Sakura, em que a Haruno chorou oceanos de lágrimas pedido para ele ficar... Bem, nesta não foi algo de todo tonal, pois as palavras de Sakura fizeram Sasuke agradecer sua importância na vida da ex-caompanheira de time.

Melancólico - Uma das grandes características da pessoa melancólica é sempre força-se a sofrer e sempre fazer escolhas difíceis... Tudo haver com o Sasuke.

É dito que muitos dos gênios do mundo (artistas, filósofos, inventores, etc) eram melancólicos.
E Sasuke... bem, Sasuke sempre foi o número um de sua turma, considerado o gênio por Kakashi e outros.

Uma das características também do melancólico é o egoísmo.

Fleumático - Calmo, frio e equilibrado. Raramente sorriem ou dão margem à ira explosiva. Itachi era bem parecido com Sasuke quanto ao temperameno fleumático.

Essas caracteríticas acima dão margens à conclusões de que parece ser impossível fazer Sasuke reconsiderar seu caminho. No entanto, podemos ressaltar que Naruto tendo o temperamento sangüíneo claramente visível ( eufórico, comunicativo, compreensivo), de alguma forma poderá convencer Sasuke a aceitar seus amigos novamente em sua vida.

Como, diante de uma personalidade tão forte a qual Sasuke possui? E ainda entrando em divergência com o protagonista (que também possui uma personalidade forte) antes de qualquer Naruto + Sasuke X Mal maior?

Será que o Sasuke terá que passar por perdas maiores? Sofrer um baque maior? Ouvir frases de conteúdo forte?

É uma das minhas maiores dúvidas sobre o trabalho do autor no manga. E vou mais longe, é o desafio mais complicado para Kishimoto trabalhar...

Kishi tem tudo nas mãos. Ou ele faz um final bem trabalhado jamais visto nos quadrinhos, ou ele desaba total, criando a ( com todo o perdão da palavra) maior merda que vimos até hoje nesse universo dos mangas e anime.


Análise postada também no blog da Defenders:

0 comentários:

Postar um comentário